Em dezembro de 2019, explodiu na China especificamente falando na cidade de Wuhan o surto de um vírus que 4 meses depois viria a ameaçar o mundo todo, e com isso tivemos que nos adptar a uma nova forma de se viver, e com ela venho o isolamento social, os cuidados de higienização. Mas hoje mais especificamente iremos te falar sobre algo de suma importância para a prevenção do covid-19, que é o uso de máscaras e se realmente a máscara cirúrgica é eficaz sobre o corona virus.
A máscara cirúrgica, são aquelas que cobrem o nariz e a boca, era usado primeiramente por médicos e assistentes para não infectar pacientes que se encontravam na mesa de cirurgia . Por isso quando quem está usando a máscara tosse ou espirra, a maior parte das gotículas expelidas permanece na máscara.
Isso só funciona por um longo tempo se a máscara for trocada regularmente e descartada de forma higiênica e segura. Os médicos que usam esse tipo de máscara em uma cirurgia devem ser trocada pelo menos a cada duas horas. A mesma máscara usada várias vezes pode perder rapidamente a sua função e eficiência
Uma pesquisa recente publicado pela Nature Medicine “Respiratory virus shedding in exhaled breath and efficacy of face masks” pode nos ajudar a compreender melhor sobre a máscara cirúrgica e a responder várias perguntas que muitas pessoas se fazem quando se trata da eficaz de tal . No estudo citado a cima, Leung e seus ajudantes tinham como objetivo quantificar a carga viral exalada em pacientes com infecções respiratórias aguda causadas por coronavírus e outras doenças transmitidas pelo o ar, e avaliar a eficácia do uso da máscara para impedir a transmissão da doença .
De uma população total de 3363 indivíduos, 111 foram incluídos na amostragem total.
Os resultados do estudo mostraram que foi detectado RNA viral de coronavírus em 30% das gotículas e em 40% dos aerossóis expiratórios de pacientes sem máscara e não foi possível identificar RNA viral em aerossóis e gotículas em pacientes com máscara cirúrgica.
O estudo nos mostrou que o uso de máscaras cirúrgicas por pacientes com doença aguda provocada por coronavírus é eficiente para diminuir o risco de transmissão,
Ele nos deixa atento para que o pequeno número de participantes para cada grupo pode ter sido um limitador do estudo, mas que os resultados encontrados apontam uma prática promissora para diminuir a velocidade de disseminação de doenças respiratórias.
As máscaras cirúrgicas além de ter um custo benefício acessíveis para todos, se for usada de forma certa elas podem ter até 97% de eficiência contra o covid e outras doenças respiratórias. Essa percentagem é mais alta do que varios outros tipos de máscara, por isso é sempre bom pesquisar sobre o os diferentes estilos e tecidos que hoje em dia tem no mercado e oque elas nos oferecem.
No momento difícil em que vivemos temos que ter consciência de que o Covid-19 não é brincadeira, e que sim precisamos nos cuidar e ter empatia tomando as medidas de prevenção necessária pois isso é amor ao próximo!