A importância da doação de sangue.

Hoje iremos te falar de algo bem sério, que todos devem ter a consciência e estar por dentro do que se trata, que é a adoção de sangue que sem duvidas nenhuma é um ato de amor e solidariedade, e ainda mais você sabia que a cada doação você pode salvar 4 vidas?
A doação é uma das ações mais nobres que uma pessoa pode fazer em relação a outra pessoa. O momento de doação é único e especial, o fato parar e olhar sobre a necessidade alheia e querer efetivamente colaborar e ajudar na solução é quase sempre uma terapia do bem e que pode causar uma sensação de realização e felicidade incomparável.

A importância de doar sangue é que o sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes em que houve de alguma forma uma perda sanguínea. Intervenções médicas como alguns procedimentos oncológicos e cirurgias, além de pacientes com algumas doenças, como a talassemia, podem utilizar esse sangue.

Para fazer a doação é necessário:

  • Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Quem não pode doar?

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
  • Usuários de drogas
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos

Para doar sangue é simples e rápido. Primeiramente, com documentos pessoais em mãos, basta procurar o hemobanco da sua cidade e preencher um cadastro. Depois, o doador passa por uma triagem, a fim de aferir a saúde, e uma entrevista confidencial.

Havendo compatibilidade para doação, é feito a coleta, procedimento que dura cerca de 10 minutos. Retira-se cerca de 450 ml de sangue que, posteriormente, passa por um procedimento no qual são fracionados os componentes do sangue (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado).

Por ultimo o doador é direcionado para uma sala especial onde tem à disposição um lanche especial, no intuito de repor o sangue doado e vitaminas. A pessoa fica no local por mais alguns minutos, até se sentir confortável para ir embora.

O mundo sem dúvidas precisa de mais atos de amor e carinho que tal demonstrar isso fazendo uma doação de sangue para quem precisa?

Deixe um comentário