Dólmãs, sofisticação estilo e conforto.

O Dólmã venho de original militar, uma túnica ornamentada e passou a ser usada após a Proclamação da República procurando dar uma nova imagem aos uniformes militares. Na guerra, assim como na cozinha, é preciso proteger o corpo de queimaduras, mas também ajuda a manter uma certa pose e estilo no trabalho

Geralmente é de cor branca mas isso está mudando conforme o tempo, ganhando mais cor, com estampas divertidas, deixando o profissional muito elegante sem deixar o estilo de lado. É uma das peças mais marcantes de roupa do mundo, e quando os vemos nós os reconhecemos imediatamente.

Por trás do design do dólmã, tem muito mais do que você imagina. O dólmã é muito mais do que apenas um uniforme como já havíamos comentado anteriormente, é também uma importante ferramenta e cada característica dela tem uma finalidade específica.

Ela resfria

 O material com que ele é feito (puro algodão), protege o corpo do calor, enquanto o Chef trabalha em um ambiente quente.  Os profissionais de uma cozinha estão a todo momento expostos as chamas de fogões, óleo quente, chapas e fornos com altas temperaturas, etc. Em um ambiente assim, a preocupação com queimaduras deve ser constante.

O algodão do dólmã absorve líquidos quentes, retardando os efeitos nocivos dos mesmos, permitindo que o profissional remova o dólmã de forma a reduzir ou até evitar queimaduras.

Além disso, o algodão é um material não abrasivo, diferentemente de tecidos de composição sintética, que podem derreter ou incendiar rapidamente. No entanto, ainda é fino o suficiente para permitir que o corpo respire.

Ele protege

As mangas compridas protegem os cozinheiros de queimaduras, quando eles trabalham com o fogão ou o forno. Além disso, o algodão absorve tanto o suor, como os líquidos na cozinha (óleo, vapor, etc.). Para se proteger, o Chef deve ser capaz de tirar o dólmã rapidamente em caso de derretimento de óleo quente sobre si mesmo. O algodão absorve o líquido quente e impede que queime a pele. Materiais sintéticos não possuem essa propriedade.

Os botões do dolmã não são apenas botões

Os botões do dólmã são feitos de tal forma para tirá-lo rapidamente em emergência, no caso de cair óleo quente sobre o chef, por exemplo. Além disso, os botões redondos são encaixados (e não costurados), evitando que derretam ou que pequenos fragmentos dos mesmos caiam na comida.

A marca registrada do Chef e um compromisso

A declaração sobre uma profissão que nem sempre é fácil, mas pode ser extremamente satisfatória e bela. Cozinheiros usam seus dolmãs com orgulho e mostram que o chef profissional não é apenas um trabalho,mas uma paixão e uma vontade de servir.

Deixe um comentário