Jaleco na rua, por que não pode?

O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação. A própria OMS, em seu manual de Biossegurança Laboratorial, recomenda que o uso do EPI seja restrito aos ambientes de trabalho, com a intenção de redução infectocontagiosa de micro-organismos pelo uso do jaleco.

Pesquisas recentes no Estado de São Paulo indicaram a contaminação por micro-organismos relacionados a infecções respiratórias, cutâneas e gastrointestinais em 95% dos jalecos médicos. Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribuídos nos seis anos da graduação, que atuam na enfermaria de clínica médica do hospital. A metade usava jalecos (de mangas longas) e a outra metade não. E foi comprovada a existência da microbiota – conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema – existente nos jalecos, sobretudo na região do punho e na pele dessas pessoas, com a dos não usuários.

A edição de setembro de 2013 do American Journal of Infection Control trouxe um estudo cuja conclusão afirma que germes perigosos podem se esconder nos uniformes de médicos e enfermeiras.

A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.

Um outro estudo, feito pela Faculdade Veris, em Campinas, também apontou a contaminação nos aventais. Entre os micro-organismos frequentes estavam: estafilococos coagulase negativa, streptococcus sp, bacillus gram, diplococos gram negativos e bolores. “Esses micro-organismos podem ocasionar infecções cutâneas, respiratórias, problemas gastrointestinais e até mesmo problemas mais graves se caírem na corrente sanguínea”, diz a microbiologista Rosana Siqueira dos Santos, responsável pela pesquisa da Veris.

Como armazenar o jaleco corretamente?

Com ou sem lei, o ideal é que o profissional de saúde seja cuidadoso com seu jaleco e o guarde assim que estiver saindo do hospital. Caso o ambiente de trabalho não ofereça armários ou um local para o armazenamento adequado da peça, ele pode recorrer aos práticos porta-jalecos.

Os porta-jalecos são pastas com as dimensões e confeccionados no material adequado para o melhor armazenamento do jaleco. Com o tamanho aproximado de 30cm x 30cm, eles são confeccionados em tecidos resistentes, muitas vezes acolchoados, e seu fechamento costuma ser feito por zíper.

Deixe um comentário
Chame no WhatsApp